Leite de vaca como bebida de recuperação pós-exercício

Leite de vaca como bebida de recuperação pós-exercício

Uma das grandes dúvidas que os atletas ou praticantes de atividade física possuem é: o que consumir após o treino?. Pensando nisso, pesquisadores do Reino Unido avaliaram o consumo do leite de vaca como bebida de recuperação pós-exercício, veja os resultados:

Composição: O leite de vaca está disponível em uma variedade de formatos, desde totalmente desnatado (max. 0,5 g / 100 ml) até leite integral (pelo menos 3,5 g / 100 ml). Além disso, o leite de vaca é uma fonte natural de proteínas de alta qualidade (3,6 a 3,7 g / 100 ml), carboidratos (4,7 a 5,0 g / 100 ml), água e micronutrientes, incluindo sódio e cálcio.

A pesquisa mostrou que a ingestão de leite pós-exercício tem o potencial de impactar beneficamente tanto a recuperação aguda quanto a adaptação ao treinamento crônico.

No pós-exercício o leite aumenta a síntese de proteína muscular e a reidratação, também pode contribuir para a ressíntese de glicogênio (estoques de carboidrato) e atenua as perdas de sensibilidade e dor muscular.

A ingestão de leite pós-exercício também demonstrou atenuar a ingestão energética subsequente (aumento de saciedade), que pode promover mudanças favoráveis na composição corporal, quando aliado ao treinamento físico.

Resultados

Resumo dos resultados encontrados pelos pesquisadores do Reino Unido:

Leite de vaca como bebida de recuperação pós-exercício

Manutenção de peso

Evidências recentes encontradas por pesquisadores do Reino Unido, sugerem que o consumo de 600 ml de leite desnatado após o exercício reduziu a ingestão de energia subseqüente quando comparado com uma bebida de carboidratos com a mesma quantidade calórica – efeito sacietogênico.

Outro estudo avaliou mulheres que consumiam leite desnatado (2 x 500 ml), as quais após 12 semanas aumentaram a massa muscular e perderam mais gordura corporal (-1,6 kg vs –0,3 kg) do que as que consumiram bebidas com carboidratos.

Portanto, em razão dos inúmeros benefícios apresentados, o leite é uma ótima opção de alimento para ser consumido após a atividade física. E ainda podemos considerar o fácil acesso e o baixo preço, se comparado com os outros suplementos com a mesma finalidade. Beba leite!.⠀⠀⠀⠀

Referências

Josse, A. R., Tang, J. E., Tarnopolsky, M. A., & Phillips, S. M. (2010). Body composition and strength changes in women with milk and resistance exercise. Medicine and Science in Sports and Exercise, 42, 1122-1130.

Lewis J. James, Emma J. Stevenson, Penny L. S. Rumbold & Carl J. Hulston (2019) Cow’s milk as a post-exercise recovery drink: implications for performance and health, European Journal of Sport Science, 19:1, 40-48, DOI: 10.1080/17461391.2018.1534989

Rumbold, P., Shaw, E., James, L., & Stevenson, E. (2015). Milk consumption following exercise reduces subsequent energy intake in female recreational exercisers. Nutrients, 7(1), 293-305.


Por: Nutricionista Guilherme Bonnes –  CRN/RS 9362P
Instagram: @guilhermebonnes
Email: [email protected]om


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