Graduação em nutrição, como é?

graduação em nutrição

O início

A graduação em nutrição tem duração de 4 anos, onde nos primeiros períodos você terá matérias base, como biologia, fisiologia, anatomia, bioquímica. Quando me refiro a base, quero dizer que, por mais que de início possa parecer meio distante do papel do nutricionista, é essencial ter essas informações bem claras para si, pois, mais tarde, farão todo o sentido.

As 3 grandes áreas

Na faculdade, a nutrição é dividida em três grandes segmentos de atuação, a área clínica, a qual entra a parte hospitalar, a saúde coletiva e as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

Acredito, serem divididas para melhor entendimento do estudante, mas com o tempo, você acaba percebendo que todas são um conjunto inseparável, e portando, ao escolher uma área, dentro dela exercerá, de forma indireta, as outras duas, pois se complementam.

Graduação em Nutrição (Fonte: https://www.pucpr.br/)
Graduação em Nutrição (Fonte: https://www.pucpr.br/)

Durante o percurso

O importante é estar sempre aberto para toda a informação recebida, tentar ter uma visão macro, e não só a ideia de “matéria de faculdade”, trazendo aplicabilidade na vida para os conteúdos passados. Os estágios obrigatórios costumam ser um em cada segmento, juntam prática e teoria, possibilitando melhor visão dessa aplicabilidade, logo, da atuação do nutricionista, e é claro, é fato que a necessidade do estudo extraclasse é essencial.

No geral, a graduação em nutrição exige uma curiosidade por parte do estudante, curiosidade para ir atrás de mais, durante o percurso, terão aulas práticas na cozinha, aulas em laboratório e algumas contas – acho importante falar, porque a maioria entra no curso achando que não tem conta nenhuma, enganam-se, mas nada que um pouco de dedicação não resolva, são contas simples -.

Ser Fit para cursar?

Você não precisa ser “fit” para cursar nutrição, você só precisa gostar de gente, amar alimentos e ser curioso, tem uma imensidão de áreas na qual você pode exercer a sua profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *