Por que devo procurar um nutricionista?

Por que devo procurar um nutricionista?

A Nutrieduc convidou a nutricionista Amanda Ravicz para uma live no Instagram @nutrieducapp para debater o tema “Por que devo procurar um nutricionista?”. Na transmissão foram pontuados diversos motivos pelo quais as pessoas devem procurar um nutricionista e também sobre questões de prevenção, melhoria de qualidade de vida e estética.

Na live, participou também o CEO da Nutrieduc, Rafael Nunes, que iniciou a transmissão comentando sobre a mudança de visão sobre a saúde, no século XXI, com uma tendência maior para a prevenção do que simplesmente tratar doenças. Neste ponto, profissionais de nutrição tem papel fundamental nessa nova saúde. Além disso, observou-se o fato de que o custo com doenças é muito maior do que com a prevenção. A nutricionista inicia a live com a informação de que a nutrição como prevenção acaba sendo muito mais eficaz.

No primeiro tópico, foi debatido sobre a questão da nutrição na melhoria da disposição das pessoas. A nutricionista Amanda lembrou que a composição dos alimentos influencia diretamente na nossa disposição e humor e que as pessoas devem verificar se a indisposição ou cansaço em excesso no dia a dia é rotineiro. Pois, isto pode ser sintoma de carência de vitaminas e minerais e que profissionais de nutrição podem ajudá-las a corrigir essas carências. Além disso, uma alimentação balanceada é a chave para melhorar a disposição.

 

 

No segundo tópico da live, foi colocado a questão de prevenção. A nutricionista Amanda frisou que a alimentação está ligada diretamente com a nossa saúde, então ela regula o nosso sistema imunológico, ajuda na defesa e recuperação de doenças. Mas, para isso, é necessário que sua alimentação esteja correta no dia a dia. Para chegar a uma alimentação saudável, a nutricionista observa algo importante: que a alimentação precisa ser saudável e variada, pois se você consome o mesmo alimento todos os dias pode não ter todos os nutrientes necessários e por isso deve-se variar, para encontrar outros nutrientes em outros alimentos. Outro ponto, é que a alimentação correta todos os dias é que vai ajudar as pessoas a não desenvolverem doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, entre outras. E, um profissional como o nutricionista ajuda no acompanhamento individualizado, pois dicas pontuais não resolvem por causa da particularidade de cada organismo.

 

No terceiro tópico, falamos sobre a manutenção de peso. A nutricionista Amanda comentou que muitas pessoas que querem perder peso acabam retirando aquele alimento que acreditam que engorda do seu cardápio. Em um primeiro momento, as pessoas até conseguem perder peso, mas no período que há cansaço no uso do mesmo alimento, elas voltam a comer aquilo que elas tinham cortado, fazendo o chamado efeito sanfona, que é o emagrece e engorda. Com a ajuda de um profissional de nutrição, a perda de peso se torna mais direcionada e orientada, de forma que o profissional de nutrição promove boas trocas por alimentos que sejam ideias para o cliente, sem sair cortando alimentos e adaptando os alimentos à rotina do paciente.

 

 

No quarto tópico, tratamos da importância do profissional de nutrição nas atividades físicas. Amanda comenta que é necessário procurar um nutricionista para uma avaliação para que as pessoas possam ter um melhor rendimento, evitar lesão, fazer com que se tenha estoque de energia suficiente cumprir os treinos e competições.

 

 

No quinto tópico, o assunto foi sobre a estética, ou seja, qual seria a importância da alimentação para a nossa aparência. Quando você está com queda de cabelo, pele muito oleosa ou muito seca, a nutricionista Amanda comenta que pode ser sintomas de carência de algum nutriente, principalmente a queda de cabelo, que pode estar relacionada a alguma desnutrição proteica ou até mesmo alguma desnutrição energética. Amanda complementa que, a chave é ter uma alimentação balanceada, variada e colorida, mas que, existe alguns alimentos que são estratégicos com focos na estética, como por exemplo, o suco de uva integral e a pele da uva que contém resveratrol que ajuda na prevenção do envelhecimento cutâneo.

 

 

No último tópico da live, falamos um pouco sobre a importância da nutrição para crianças. Números apontam que houve um crescimento de crianças com problema de alimentação no Brasil. Amanda enfatizou que é uma fase muito importante, principalmente nos 6 primeiros meses de vida, onde há a introdução alimentar e do papel dos pais em fazer essa introdução de forma adequada. Uma criança saudável tem a probabilidade de ser um adulto saudável. Nessa fase da vida, é o momento que a criança forma o paladar, rotina e hábito alimentar. A nutricionista aconselha os pais a buscarem um profissional de nutrição, para que a introdução seja feita de forma adequada. Pois, se a criança tiver uma alimentação baseada em alimentos industrializados, excesso de açúcar e sal, ela vai adaptar seu paladar a esses tipos de alimentos o que para reverter posteriormente será muito mais difícil.

 

E no fechamento, Amanda comenta que muitas pessoas acham que se uma pessoa vai no nutricionista, ela acredita que a nutricionista vai passar alimentos desconhecidos e caros, e que na verdade não é isso que ocorre, pois estes profissionais conseguem trabalhar com alimentos naturais e baratos. Então é possível sim seguir uma dieta com um nutricionista com preço acessível e com alimentos que as pessoas encontrem com facilidade.

Veja aqui a live completa aqui

 

Contato nutricionista Amanda Ravicz

Instagram: @amandaravicz

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.